Transformação causada pela IA: 3 formas de empresas se prepararem

Transformação causada pela IA
Nos últimos anos, o investimento em inteligência artificial (IA) tem crescido constantemente e não há sinais de desaceleração. Há pesquisadores que preveem que o investimento global em IA deve alcançar a marca de 500 bilhões de dólares até o final da década. A transformação causada pela IA são cada vez mais notáveis.
É compreensível que isso seja visto como uma oportunidade irresistível pelos investidores. A companhia de capital de risco Sequoia Capital, por exemplo, afirmou que a IA generativa por si só tem o potencial de gerar trilhões de dólares em valor econômico.

A IA generativa, que inclui projetos agitadores como o ChatGPT da OpenAI, é baseada na tecnologia de IA que avançou nos últimos anos e agora está disponível ao público. Entretanto, estamos chegando a um ponto de inflexão em que o potencial dela começa a se manifestar e o dinheiro começa a entrar.

 

Como a IA está mudando

Com ferramentas como o Chat GPT, a IA agora é capaz de gerar um novo tipo de conteúdo similar a uma conversa que pode redefinir completamente a maneira como utilizamos e interagimos com os dados. Isso tem implicações radicais para profissionais criativos em áreas como educação, marketing e análise de negócios, podendo prenunciar uma mudança fundamental na forma como o trabalho é feito.

No entanto, ainda não sabemos ao certo o que isso significa para nós, do lado tecnológico da empresa, e especialmente para as operações e processos de negócio. Atualmente, não existem casos de uso empresarial bem estabelecidos em escala que possam impactar diretamente os resultados financeiros das principais empresas de hoje. Entretanto, não há dúvidas de que isso acontecerá dentro de aproximadamente um ano.

Por isso, as empresas devem estar estudando essa tecnologia agora mesmo. Afinal, a chave para se obter sucesso com IA generativa é saber usá-la. E acredita-se que a qualidade dos dados seja a chave para isso.

 

Por que os dados são tão importantes

Pense nisso: a IA generativa é baseada em dados. Para produzir qualquer coisa, é preciso ter uma enorme quantidade de dados prontos para serem analisados. Assim, investir no desenvolvimento e manutenção de um conjunto de dados de qualidade é fundamental para o sucesso futuro da IA generativa. Isso pode acelerar rapidamente as capacidades de “aprendizagem” das soluções baseadas em IA generativa.

Quando os dados são válidos, precisos, completos, consistentes e uniformes em toda a empresa, uma ferramenta inteligente de IA generativa pode funcionar como um assistente digital, atendendo as equipes de todos os departamentos e funções. Com isso, qualquer pergunta pode ser respondida finalmente.

 

Três medidas práticas para as empresas se prepararem para a transformação causada pela IA

Como, então, as empresas podem se preparar desde já para o futuro que ainda não está completamente definido? Aqui estão três medidas práticas.

1. Invista em dados de alta qualidade prontos para o aprendizado de máquina

Com IA generativa, você não precisa de uma abundância de cientistas de dados disponíveis para gerar insights e inteligência relevantes. Em vez disso, você precisa de alguns especialistas que entendam as tecnologias subjacentes da IA generativa, como grandes modelos de linguagem, e de uma equipe completa focada em garantir que os dados inseridos sejam os certos e que estejam no formato adequado.

Com a IA, é possível fazer toda a análise, deixando os líderes focados em tomar as decisões corretas para o negócio.

Em outras palavras, a questão não é tanto gastar com IA, mas sim gastar com qualidade de dados estelar e gerenciamento de dados.

 

2. Prepare seus funcionários para abraçar um novo co-piloto

A IA generativa tem o potencial de mudar completamente o paradigma para funcionários. Com ela, uma nova realidade surge, em que os funcionários trabalham ao lado de um “co-piloto” que pode responder a qualquer pergunta e tem memória de longo prazo sobre todos os assuntos já discutidos.

Motivar os funcionários a adotar a IA como parte de sua rotina profissional diária pode ajudá-los a otimizar a tecnologia para atender a suas funções específicas.

 

3. Estabeleça uma governança bem definida para limitar os riscos

Tecnologia não é perfeita e inovações exigem uma análise completa dos possíveis resultados e implicações. Isso não é apenas uma questão de ética, mas pode gerar consequências comerciais negativas reais. E se sua ferramenta de IA generativa, por exemplo, começar a exibir conteúdo ofensivo durante uma campanha de marketing? Você está preparado para essa possibilidade?

Por isso, é importante estabelecer proteções bem claras para supervisar e governar sua tecnologia de IA. Isso inclui analisar profundamente que tipo de dados você deseja “expor” e permitir que soluções generativas baseadas em IA tenham acesso a eles. Essa não é uma tarefa que pode ser executada no piloto automático e ainda não sabemos quão caro ou desafiador será expandir as soluções baseadas em IA. Assim, precisamos pensar em tudo e adotar uma abordagem ponderada e estratégica para garantir o futuro.

O horário nobre da IA generativa está começando agora e mudará drasticamente o software corporativo. Ainda há muitos detalhes a serem definidos, mas a mudança já começou. As empresas precisam aproveitar esse momento para preparar seus dados, políticas e força de trabalho para essa nova realidade.

Sumário

Janderson de Sales

Janderson de Sales

Sou um Especialista WordPress, com formação em Tecnologia da Informação. Trabalho com produção de conteúdo para blogs, desenvolvimento e manutenção de sites WordPress, e sou um entusiasta de tecnologias de inteligência artificial. Tenho conhecimento em produção de imagens de alta qualidade em plataformas de IAs generativas de imagens e possuo habilidades em SEO e desenvolvimento web. Estou comprometido em oferecer soluções inovadoras e eficazes para atender às necessidades do mercado digital.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários