Robô Jogador de Ping Pong da DeepMind em 2024

Robô Jogador de Ping Pong da DeepMind

Os Robôs Jogador de Ping Pong com IA estão ganhando cada vez mais destaque, mas nem tudo o que se vê nas redes sociais é verdade. Recentemente, circulou um vídeo impressionante que supostamente mostrava um robô fazendo uma jogada genial em uma partida de tênis de mesa, humilhando seu adversário humano.

No entanto, essa cena foi desmentida como sendo uma montagem. Segundo o G1, o vídeo é #FAKE e foi criado a partir de imagens reais de uma partida entre dois jogadores humanos durante o campeonato europeu, em março de 2023.

O jogador eslovaco Yang Wang foi transformado digitalmente em um robô, enquanto seu adversário era o tcheco Pavel Širuček. A montagem gerou questionamentos sobre o futuro dos robôs em competições esportivas, mas a verdade é que, embora os robôs estejam avançando, ainda há um longo caminho até que possam competir no mais alto nível de forma genuína.

Mas agora, enquanto a China brilha nas medalhas de ouro dos Jogos Olímpicos de Paris no tênis de mesa, o Robô Jogador de Ping Pong, um robô real, desenvolvido pela Google DeepMind, atinge um desempenho considerado humano-amador no esporte.

Recentemente, um estudo publicado em um artigo da Arxiv detalhou as funcionalidades deste robô, mostrando-o em ação contra jogadores de ping pong animados, com habilidades variadas. Este robô não apenas executa tarefas básicas, como devolver a bola, mas também se destaca em planejamento e estratégia de longo prazo.

Apesar de suas conquistas impressionantes, o robô ainda não chegou ao nível olímpico, ganhando 13 de 29 partidas contra humanos de diferentes habilidades. Ele teve um desempenho perfeito contra jogadores iniciantes e vitória em 55% dos jogos contra intermediários, mas ficou aquém ao enfrentar adversários avançados. Esses resultados posicionam o Robô Jogador de Ping Pong como um passo significativo em direção ao objetivo da robótica de alcançar velocidade e performance em tarefas do mundo real.

 

O desempenho do robô no torneio de tênis de mesa

Image Credits: Google DeepMind Robotics
Image Credits: Google DeepMind Robotics. Image Credits: Google DeepMind Robotics

Em um estudo publicado em um artigo no Arxiv esta semana, a subsidiária de inteligência artificial do Google descreveu como o robô funciona, acompanhando imagens dele jogando contra jogadores de ping pong de várias habilidades, que, presumimos, foram entusiastas dispostos a participar.

Segundo a DeepMind, o robô, que maneja uma raquete, precisava ter habilidades básicas, como devolver a bola, além de tarefas mais complexas, como planejamento a longo prazo e estratégias de jogo. Ele se enfrentou contra adversários com estilos diversos, utilizando grandes quantidades de dados para aprimorar e adaptar sua abordagem.

 

O nível do Robô Jogador de Ping Pong da DeepMind Não é olímpico ainda

O braço robótico — e sua raquete impressa em 3D — venceu 13 das 29 partidas contra oponentes humanos de diferentes níveis de habilidade. Conquistou 100% das partidas contra jogadores “iniciantes” e 55% contra jogadores “intermediários”. Entretanto, perdeu todas as partidas que jogou contra concorrentes “avançados”.

DeepMind afirmou que os resultados deste projeto constituem um passo rumo ao objetivo de alcançar uma velocidade e desempenho no mundo real comparáveis aos humanos, o que é um objetivo considerado um “norte estelar” para a comunidade de robótica.

Para atingir esses resultados, os pesquisadores utilizaram quatro aplicações que podem também ser úteis além do simples ato de acertar uma pequena bola sobre uma rede: um arquitetura de políticas hierárquica e modular, técnicas para habilitar simulações zero-shot que incluem uma abordagem iterativa para definir a distribuição das tarefas de treinamento baseada no mundo real, adaptação em tempo real a oponentes desconhecidos, e um estudo com usuários para testar o modelo jogando partidas reais contra humanos desconhecidos em ambientes físicos.

A empresa acrescentou que a abordagem levou a “um jogo competitivo em nível humano e a um agente robô com o qual os humanos realmente se divertem jogando”. De fato, os competidores não-robôs nos vídeos de demonstração pareciam estar se divertindo.

 

Tecnologia por trás do Robô Jogador de Ping Pong

Tecnologia por trás do Rodô Jogador de Ping Pong
Em um cenário onde a China está acumulando medalhas de ouro nos eventos de tênis de mesa das Olimpíadas de Paris, um robô movido a inteligência artificial da Google DeepMind está chamando a atenção ao alcançar um desempenho no nível de um jogador humano amador. Um estudo recente publicado no Arxiv detalhou a funcionalidade deste robô, com imagens dele competindo contra jogadores entusiasmados de várias habilidades.

De acordo com a DeepMind, o robô, que manuseia a raquete, precisa não apenas ter habilidades básicas, como devolver a bola, mas também ser capaz de realizar tarefas mais complexas, como planejamento a longo prazo e estratégias de jogo. Ele competiu contra opositores com estilos diversos, utilizando um grande volume de dados para aperfeiçoar e adaptar seu jogo.

 

Aplicações desenvolvidas

Para atingir esses resultados, os pesquisadores da DeepMind usaram quatro aplicações que podem ter implicações além do simples ato de bater uma bola sobre uma rede:

  • Uma arquitetura de política hierárquica e modular;
  • Técnicas para permitir zero-shot sim-to-real, que envolvem uma abordagem iterativa para definir a distribuição de tarefas de treino baseadas no mundo real;
  • Adaptação em tempo real a oponentes desconhecidos;
  • Um estudo com usuários para testar o modelo em partidas reais contra humanos em ambientes físicos.

A empresa destacou que sua abordagem resultou em um jogo competitivo em nível humano e em um agente robótico que as pessoas realmente gostam de enfrentar. Os competidores humanos nas demonstrações pareciam se divertir muito.

 

Robótica no tênis de mesa

A Google DeepMind não é a única empresa de robótica a escolher o tênis de mesa como um campo de treinamento para seus sistemas. Este esporte exige coordenação motora, pensamento estratégico, velocidade e adaptabilidade, tornando-o ideal para desenvolver e testar essas habilidades em robôs movidos a IA.

A primeira ‘tutora robô de tênis de mesa’ foi reconhecida pelo Guinness World Records em 2017. Desenvolvida pela empresa japonesa OMRON, sua versão mais recente, FORPHEUS, tem como inspiração a figura mitológica antiga Orfeu e representa a relação futura entre humanos e tecnologia. Embora a Google DeepMind não faça alegações sobre o significado existencial de seu robô de tênis de mesa, os resultados de seu desenvolvimento podem ter repercussões significativas para seus ‘amigos robóticos’ no futuro.

 

Tabela de jogos e resultados contra humanos

A China está atualmente acumulando a maioria das medalhas de ouro nas competições de tênis de mesa nas Olimpíadas de Paris. Enquanto isso, um robô movido por inteligência artificial da Google DeepMind alcançou um desempenho no nível de um humano amador nesse esporte. Em um estudo publicado recentemente no Arxiv, a subsidiária de inteligência artificial do Google descreveu como o robô funciona e apresentou gravações dele se enfrentando a jogadores de ping pong de diferentes habilidades.

De acordo com a DeepMind, o robô com raquete precisa exceler em habilidades de baixo nível, como devolver a bola, e em tarefas mais complexas, como planejamento a longo prazo e estratégia. O robô enfrentou oponentes com estilos de jogo variados, utilizando um grande volume de dados para refinar e adaptar sua abordagem ao longo do tempo.

O braço robótico — e sua raquete impressa em 3D — ganhou 13 de 29 partidas contra oponentes humanos com diferentes níveis de habilidade. Ele venceu 100% das partidas contra jogadores iniciantes e 55% contra intermediários. Contudo, ele perdeu todas as vezes em que enfrentou um oponente avançado.

Além disso, a DeepMind afirmou que os resultados deste projeto representam um passo em direção ao objetivo de alcançar a velocidade e o desempenho humano em tarefas do mundo real, um verdadeiro “norte estrela” para a comunidade de robótica. Para isso, os pesquisadores utilizaram quatro aplicações que podem ser úteis para além do simples ato de bater uma pequena bola sobre uma pequena rede:

  • Uma arquitetura de políticas hierárquica e modular
  • Técnicas que permitem zero-shot sim-to-real, incluindo uma abordagem iterativa para definir a distribuição da tarefa de treinamento fundamentada no mundo real
  • Adaptação em tempo real a oponentes não vistos
  • Um estudo de usuário para testar o modelo jogando partidas reais contra humanos não vistos em ambientes físicos

A empresa também destacou que sua abordagem resultou em jogos competitivos em nível humano e em um agente robótico com o qual os humanos realmente gostam de jogar. As gravações de demonstração mostram que os competidores não robóticos parecem estar se divertindo muito durante as partidas.

No cenário da robótica do tênis de mesa, a Google DeepMind não é a única empresa a escolher este esporte para treinar seus sistemas. O tênis de mesa exige coordenação olho-mão, pensamento estratégico, velocidade e adaptabilidade, o que o torna bem adequado para treinar e testar essas habilidades em robôs alimentados por IA.

A primeira tutoria do robô de tênis de mesa foi reconhecida pelo Guinness World Records em 2017. A máquina impactante foi desenvolvida pela empresa japonesa OMRON, e sua última iteração é o FORPHEUS (que representa “Tecnologia Robótica Futuras da OMRON para Explorar a Possibilidade de uma Harmonização da Automação com Teorias Sinicas” e também é inspirada na figura mitológica antiga Orfeu…). A OMRON afirma que ele “encarna a relação que existirá entre humanos e tecnologia no futuro”.

A DeepMind não faz reivindicações existenciais para seu recente campeão de ping pong, mas as descobertas do seu desenvolvimento podem ser bastante profundas para os nossos amigos robôs no futuro. Sentimos, no entanto, que o braço robótico da DeepMind carece de uma pequena abreviação em seu nome.

Sumário

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Janderson de Sales

Sou um Especialista WordPress, com formação em Tecnologia da Informação e Professor de Física pela Universidade Federal de Rondônia. Trabalho com produção de conteúdo para blogs, desenvolvimento e manutenção de sites WordPress, e sou um entusiasta de tecnologias de inteligência artificial. Tenho conhecimento em produção de imagens de alta qualidade em plataformas de IAs generativas de imagens e possuo habilidades em SEO e desenvolvimento web. Estou comprometido em oferecer soluções inovadoras e eficazes para atender às necessidades do mercado digital.