Como monitorar atualizações do algoritmo do Google no WordPress

monitorar atualizações do algoritmo do Google

Você quer monitorar atualizações do algoritmo do Google no WordPress? As atualizações do algoritmo do Google são mudanças feitas pelo Google no algoritmo de classificação de seu mecanismo de busca. Essas atualizações podem ter um impacto significativo na visibilidade do seu site nos mecanismos de busca e no tráfego orgânico.

Neste artigo, mostraremos como monitorar as atualizações do algoritmo do Google no WordPress. Dessa forma, você pode ficar à frente da concorrência e melhorar a otimização do seu site para os mecanismos de busca (SEO).

Por que é importante monitorar as atualizações do algoritmo do Google?

As atualizações do algoritmo do Google são mudanças feitas pelo Google relacionadas à forma como ele classifica os sites. Essas mudanças podem afetar quais sites aparecem na primeira página dos resultados dos mecanismos de busca (SERPs) quando os usuários pesquisam um determinado tópico.

As mudanças no algoritmo do Google são importantes de se monitorar porque elas afetam diretamente a facilidade com a qual as pessoas podem encontrar seu site do WordPress.

Se o seu site não atender aos requisitos do Google, poderá perder suas classificações de SEO para palavras-chave. Isso significa que menos pessoas podem ver suas páginas da web quando pesquisarem por tópicos relacionados à sua marca.

Além disso, uma menor visibilidade pode levar a menos cliques, menos tráfego de pesquisa orgânica e menos conversões potenciais.

Ao monitorar as principais atualizações do Google, você pode identificar rapidamente quaisquer mudanças que possam ter causado a melhoria ou queda das classificações do seu site. Dessa forma, seu site permanece competitivo e visível para seu público-alvo.

 

Com que frequência o Google atualiza seu algoritmo de busca?

O Google atualiza seu algoritmo de busca várias vezes ao ano, mas a frequência exata não é previsível.

O Google lança dois tipos de atualizações principais do core do algoritmo. Um é uma atualização do core, que envolve mudanças significativas e generalizadas no algoritmo de busca.

O outro tipo são atualizações menores do core. Por exemplo, houve atualizações específicas que focaram em áreas como conteúdo de avaliação. Embora essas atualizações possam não ser tão óbvias, elas ainda podem ter impacto no desempenho do seu SEO.

Aqui está a lista oficial de atualizações do Google para um resumo de todas as mudanças recentes no algoritmo do Google.

Agora, vamos ver como verificar as atualizações do algoritmo do Google no WordPress. Aqui está um resumo rápido das etapas que abordaremos neste tutorial:

 

Etapa 1: Instalar e ativar o plugin All In One SEO (AIOSEO)

A maneira mais fácil de fazer o monitoramento de SEO no WordPress é com o plugin All In One SEO (AIOSEO).

O AIOSEO é uma solução completa para otimizar sites do WordPress e aumentar o tráfego de pesquisa orgânica. Confiado por mais de 3 milhões de sites, ele facilita a melhoria do conteúdo do seu site, mesmo que você seja um iniciante.

Para este tutorial, você precisará do recurso Estatísticas de Pesquisa do AIOSEO, disponível no plano Elite. Você pode acessar a página de preços do AIOSEO para fazer a compra.

Além do recurso de Estatísticas de Pesquisa, o plano Elite do AIOSEO permite o uso de outras ferramentas principais, como Rastreamento de Classificação de Palavras-chave para ver as classificações de suas páginas para palavras-chave específicas.

Além disso, você pode usar o Acompanhamento do Decay de Conteúdo para monitorar artigos que estão perdendo tráfego, para que você possa melhorar seu desempenho.

Depois de adquirir o plano Elite, basta fazer login no painel de administração do WordPress para instalar o plugin. Para mais detalhes, você pode consultar nosso guia sobre como instalar um plugin do WordPress.

Depois que o plugin for instalado e ativado, você pode navegar até All In One SEO » Configurações Gerais. Role para baixo até a seção Licença e insira sua chave de licença para começar a usar os recursos do plano Elite.

Agora que você tem acesso aos recursos completos do plugin, pode passar para a próxima etapa.

 

Etapa 2: Conectar o Search Statistics ao Google Search Console

Para usar o recurso Estatísticas de Pesquisa do AIOSEO, você primeiro precisa conectar seu site do WordPress ao Google Search Console.

O Google Search Console é uma plataforma gratuita que ajuda você a acompanhar o desempenho e as classificações de SEO do seu site nos resultados de pesquisa do Google.

Se você ainda não enviou seu site para a plataforma, confira nosso tutorial sobre como adicionar seu site do WordPress ao Google Search Console.

Em seguida, no painel do WordPress, vá para All In One SEO » Estatísticas de Pesquisa. Em seguida, clique em “Conectar ao Google Search Console”.

Agora você verá a tela “Escolha uma conta” do Google, onde poderá selecionar uma conta do Google.

Aqui, certifique-se de escolher a conta que você usa para o Google Search Console e clique em “Permitir” para verificar a conexão.

Depois disso, você verá um menu suspenso onde poderá escolher um site para conectar às Estatísticas de Pesquisa do AIOSEO.

Selecione seu site e clique em “Concluir conexão”.

Agora, o plugin AIOSEO começará a buscar seus dados de tráfego de pesquisa e classificações do Google Search Console, o que pode levar alguns minutos para ser concluído.

 

Etapa 3: Verifique as estatísticas de SEO do seu site

Depois que o plugin AIOSEO tiver todos os dados do seu site, você pode acessar a guia “Estatísticas de SEO”. Aqui, você pode ver uma linha do tempo das impressões e cliques de pesquisa do seu site dentro de um determinado período de tempo.

A linha do tempo vem com marcadores para todas as atualizações de pesquisa, para que você possa ver exatamente quando uma mudança foi implementada. As mudanças no algoritmo de pesquisa do Google são representadas por um logotipo do Google.

Sinta-se à vontade para ajustar as datas usando os botões do lado direito da página.

Se você clicar em um marcador, poderá ver um resumo breve da atualização principal.

Basta clicar no botão “Leia mais” para ir para o painel de status de pesquisa do Google e saber mais sobre a atualização.

Você também pode ver diferentes tipos de dados no relatório de Estatísticas de SEO.

O primeiro é “Impressões de pesquisa”. Isso mostra quantas vezes todas as suas páginas da web apareceram nas páginas de resultados dos mecanismos de busca (SERPs) dentro do período selecionado.

Por exemplo, se você tiver 1000 impressões de pesquisa, significa que suas páginas da web foram exibidas 1000 vezes nos SERPs durante aquele período. Quanto mais impressões de pesquisa você receber, maiores serão suas chances de obter tráfego orgânico.

O segundo é “Cliques totais”, que se refere ao número de cliques que suas páginas da web receberam nos SERPs.

O próximo é “CTR médio” ou taxa média de cliques. Essa porcentagem pode indicar o quão eficaz seu site é para atrair visitantes.

E por último, mas não menos importante, é a “Posição média”. Esses dados mostram a posição média de classificação de todas as suas páginas da web. Ela pode determinar o desempenho do seu conteúdo em relação aos concorrentes.

Ao lado de cada ponto de dados, há um símbolo que mostra se seu desempenho aumentou ou diminuiu em comparação com o período anterior.

Dessa forma, você pode saber se sua estratégia teve sucesso ou precisa ser aprimorada. Se ela melhorou, a cor será verde. Caso contrário, será vermelha.

A linha do tempo abaixo dos dados compara dois tipos de métricas de desempenho do site: “Impressões” e “Cliques”. Você pode passar o cursor sobre diferentes datas para ver o número de impressões e cliques recebidos em uma data específica.

Se os gráficos de “Impressões” e “Cliques” estiverem próximos um do outro, significa que você está provavelmente no caminho certo. Isso mostra que o Google gosta do seu conteúdo e, ao mesmo tempo, que as pessoas o acham interessante o suficiente para visitar seu site.

Com todas essas informações, agora você pode ver se suas páginas da web caíram ou subiram nas classificações de pesquisa após uma atualização principal do algoritmo do Google.

 

O que fazer se seu site foi afetado por atualizações do algoritmo do Google

Se uma atualização central do Google prejudicou as métricas de desempenho do seu site WordPress, não entre em pânico! Veja como você pode se recuperar de uma atualização do algoritmo do Google e melhorar suas estratégias de marketing.

 

Entenda que tipo de atualização foi implementada

Primeiro, você precisa descobrir qual tipo de atualização do Google foi implementada.

Tratou-se de uma atualização ampla do core ou uma menor que visava determinados tipos de conteúdo? Compreender isso ajuda a identificar quais mudanças são necessárias e quais fatores de classificação ainda não foram otimizados.

Por exemplo, o Google lançou a atualização de Conteúdo Útil. Ela tem como objetivo priorizar o conteúdo original e útil nos resultados da pesquisa.

Se algumas de suas páginas da web caíram nas classificações após essa atualização do algoritmo, você pode precisar analisar seu conteúdo e ver como adicionar mais originalidade e valor para os leitores.

 

Avalie seu site em busca de problemas relacionados

Em seguida, você pode verificar seu site em busca de problemas relacionados à atualização. Problemas comuns são conteúdo fraco ou de baixa qualidade, páginas que carregam lentamente e falta de otimização para dispositivos móveis.

Com o recurso de Estatísticas de Pesquisa do AIOSEO, você pode facilmente ver quais peças de conteúdo subiram ou caíram nas classificações. Basta ir para a guia “Estatísticas de SEO” e rolar até a seção “Desempenho de Conteúdo”.

Aqui, você pode aprofundar-se nas estatísticas de cada página: cliques, impressões, posição e diferenças de posição em comparação com o período anterior.

Se precisar de ajuda para interpretar todos esses dados, lembre-se de que o objetivo do SEO é estar na primeira página dos SERPs. Com isso em mente, os elementos mais importantes para prestar atenção são as colunas “Posição” e “Dif”.

Se sua página estiver caindo nas classificações, você deve verificar se ela apresenta problemas específicos relacionados à atualização principal recente.

Quanto às “Impressões” e “Cliques”, você pode usar essas informações para ver como está atraindo a atenção do Google e quantas pessoas estão visitando sua página.

Você também pode verificar a pontuação TruSEO de cada página. É um indicador que mostra o quão bem a página foi otimizada para os mecanismos de busca. Quanto mais próxima a pontuação for de 100, melhor.

Se você quiser saber mais sobre como melhorar a pontuação TrueSEO de sua página, leia nosso guia sobre como verificar se seu site está otimizado para SEO.

 

Faça as mudanças necessárias e monitore o desempenho do seu site

Recuperar-se de uma queda nas classificações pode levar tempo, mas com os ajustes corretos, seu site pode se recuperar e se fortalecer.

Depois de identificar os problemas em seu site, você pode fazer as mudanças necessárias. Estas podem incluir:

Para obter mais dicas, você pode conferir nossa lista de verificação completa de auditoria de SEO para WordPress e nosso guia sobre como recuperar seu site WordPress de uma penalidade de busca do Google.

Também recomendamos que você monitore seu site de perto. Você pode usar o AIOSEO ou uma plataforma de marketing digital gratuita como o Google Analytics.

Com o MonsterInsights, você pode acompanhar seus dados do Google Analytics diretamente do painel do WordPress. Isso permite que você acompanhe seu tráfego de pesquisa, taxas de rejeição e classificações de palavras-chave.

Se você precisar de ajuda para monitorar todos esses dados no WordPress, leia nosso guia sobre como acompanhar os visitantes do seu site WordPress.

 

Perguntas Frequentes sobre Atualizações do Algoritmo do Google

Ajudamos alguns proprietários de sites WordPress com suas estratégias de SEO e marketing. Aqui estão algumas das perguntas mais comuns que recebemos sobre como monitorar as atualizações do algoritmo do Google.

 

Como me manter atualizado com as mudanças no algoritmo do Google?

Se você usa o AIOSEO, pode usar o recurso de linha do tempo das Estatísticas de SEO para acompanhar as mudanças no algoritmo do Google. Isso permite que você veja quando a atualização foi lançada e de que tipo ela era. Dessa forma, você tem uma ideia de como ela pode ter afetado seu site.

Além disso, é bom seguir blogs de SEO confiáveis do setor para obter opiniões de especialistas sobre as atualizações de pesquisa do Google. Plataformas populares como Semrush e Ahrefs também costumam compartilhar notícias relacionadas a SEO em suas contas de mídia social.

 

O algoritmo de pesquisa do Google é um segredo?

O algoritmo de pesquisa do Google não é totalmente um segredo. Detalhes específicos sobre suas atualizações de pesquisa são confidenciais. No entanto, o Google fornece diretrizes gerais sobre seus fatores de classificação sem revelar todos os detalhes.

 

O que é RankBrain?

RankBrain é um algoritmo de inteligência artificial (IA) que o Google usa para melhorar seus SERPs.

Antes do RankBrain, o Google costumava corresponder as palavras da pesquisa de um usuário às palavras nas páginas da web para encontrar e mostrar as informações corretas aos usuários.

Com o RankBrain, o Google pode processar palavras e contextos como os humanos. É por isso que os SERPs do Google ficaram mais inteligentes e precisos em apresentar os resultados mais relevantes.

 

O que é Panda e Penguin no SEO?

Panda e Penguin são algoritmos do Google que visam melhorar a qualidade da pesquisa.

O Panda concentra-se na qualidade do conteúdo. Ele penaliza conteúdo de baixa qualidade e duplicado, enquanto recompensa conteúdo original e valioso. O Penguin, por outro lado, visa a qualidade dos links. Ele penaliza sites com backlinks de spam.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a aprender como monitorar as atualizações do algoritmo do Google no WordPress. Você também pode querer ler nosso guia sobre como usar IA para SEO no WordPress ou as melhores ferramentas de verificação de SEO e análise de sites.

Sumário

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Janderson de Sales

Sou um Especialista WordPress, com formação em Tecnologia da Informação. Trabalho com produção de conteúdo para blogs, desenvolvimento e manutenção de sites WordPress, e sou um entusiasta de tecnologias de inteligência artificial. Tenho conhecimento em produção de imagens de alta qualidade em plataformas de IAs generativas de imagens e possuo habilidades em SEO e desenvolvimento web. Estou comprometido em oferecer soluções inovadoras e eficazes para atender às necessidades do mercado digital.
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