A Inteligência Artificial Gerativa (GenAI) tem o potencial de adicionar impressionantes $2,6 trilhões a $4,4 trilhões por ano à economia global, de acordo com um recente relatório da McKinsey. Isso seria como adicionar um novo país do tamanho e produtividade do Reino Unido à economia global.
A Inteligência Artificial Gerativa e outras tecnologias têm o potencial de automatizar atividades de trabalho que atualmente consomem 60 a 70% do tempo dos funcionários. Isso pode se traduzir em um acréscimo de 0,2 a 3,3 pontos percentuais anualmente ao crescimento da produtividade na economia global.
A automação pode vir mais cedo do que o esperado. A McKinsey estima que metade das atividades de trabalho atuais poderiam ser automatizadas entre 2030 e 2060, uma década antes do que as estimativas anteriores.
Impacto em diferentes setores
A Inteligência Artificial Gerativa é particularmente adequada para certos tipos de funções e tarefas de trabalhadores do conhecimento (white-collar), ao contrário da IA geral, robótica e tecnologias de automação, que podem ser mais úteis para tarefas mais físicas, como manufatura, construção, engenharia, transporte, mineração e busca e resgate.
A Inteligência Artificial Gerativa tem potencial para transformar setores como operações de clientes, marketing e vendas, engenharia de software e P&D. De fato, essas quatro áreas provavelmente representarão 75% do valor adicionado pela Inteligência Artificial Gerativa.
No setor de operações de clientes, a Inteligência Artificial Gerativa pode reduzir ainda mais o volume de contatos atendidos por humanos em até 50%, dependendo do nível existente de automação de uma empresa.
Em marketing e vendas, a criação de conteúdo mais personalizado e inteligente com Inteligência Artificial Gerativa pode aumentar a produtividade do marketing entre 5 e 15% do total de gastos com marketing, e aumentar a produtividade dos gastos com vendas de 3 a 5% globalmente.
Na engenharia de software, a Inteligência Artificial Gerativa pode acelerar a geração de rascunhos de código inicial, correção e refatoração de código, análise de causa raiz e geração de novos designs de sistema, resultando em um aumento de 20 a 45% na produtividade dos gastos com software.
Em P&D, a Inteligência Artificial Gerativa pode ajudar os designers de produtos a reduzir custos selecionando e usando materiais de forma mais eficiente, além de otimizar designs para a fabricação, o que pode levar a reduções de custos em logística e produção.
A IA gerativa tem o potencial de transformar a economia global, mas é preciso garantir que os trabalhadores sejam apoiados na aprendizagem de novas habilidades e que a transição seja gerenciada de forma eficaz.
Fonte: venturebeat.com