IA na empresa: 5 práticas recomendadas na implantação

IA na empresa

A IA, como é o caso do Chat GPT, entrou em uma nova fase. Nos últimos meses, houve uma explosão na IA generativa. A capacidade de usar texto para escrever narrativas e criar arte automaticamente está amadurecendo muito rápido. As primeiras aplicações desses novos recursos em software de coautoria, redação de artigos de notícias e relatórios de negócios e criação de comerciais já estão surgindo. Podemos esperar que setores inteiros, da engenharia de software ao marketing criativo, sejam transformados.

Em sua essência, a IA se tornou a melhor máquina de previsão possível. Vimos a IA sendo incorporada não apenas em grandes aplicativos, como direção autônoma, mas também em centenas de ferramentas e utilitários para uso diário.

A IA atingiu o ponto de inflexão certo na curva de maturidade para impulsionar aplicativos corporativos importantes, significativos e variados. Embora a IA esteja revolucionando a forma como vivemos e trabalhamos, para a maioria das empresas, a verdadeira inovação não vem da experimentação, mas da industrialização da IA ​​em escala.

Aqui estão cinco práticas recomendadas para aproveitar ao máximo os recursos emergentes de IA em na sua empresa.

 

Comece com a pergunta, não a resposta

Um dos desafios mais importantes da implementação da IA ​​é definir o problema de negócios que a empresa está tentando resolver. Como diz o ditado, não termine com uma resposta que procura uma pergunta. A simples implantação de novas formas de tecnologia não é a abordagem correta.

Em seguida, examine os problemas e determine se a IA é a melhor maneira de lidar com o problema. Existem outras tecnologias digitais bem adaptadas a problemas simples. Para ajudar a garantir o sucesso, defina o problema de negócios com clareza e determine qual curso seguir desde o início, veja, alguns podem não precisar de IA!

 

Planeje a transformação baseada em IA para ser diferente da automação

Na automação, o processo de ponta a ponta é desagregado e dividido em partes menores. Cada peça é então digitalizada e as peças são reagregadas na cadeia de valor. A automação oferece eficiência, tempo de lançamento no mercado e escalabilidade, mas o trabalho e o processo subjacentes permanecem os mesmos.

Por outro lado, quando as empresas utilizam a IA para transformar, todas as propostas de valor são reimaginadas, a experiência do cliente muda, os processos são redesenhados de ponta a ponta e o trabalho restante torna-se fundamentalmente diferente de antes.

Assim, a transformação baseada em IA tem tanto a ver com projetar um novo modelo operacional, capacitar a força de trabalho e integrá-la em processos upstream e downstream quanto redes neurais e gerenciamento de modelos. É importante observar que a IA na empresa é 20% sobre tecnologia e 80% sobre pessoas, processos e dados.

 

Crie uma base de dados

Estamos passando de um mundo pobre em dados para um mundo rico em dados. Estamos incorporando cada vez mais telemetria e dispositivos digitais em nossos ambientes operacionais que abrem novas fontes de dados anteriormente não disponíveis.

Com a IA, os dados que tradicionalmente ficavam em formatos não estruturados agora são facilmente extraídos, convertidos e colocados em uso produtivo. Como resultado, os dados que agora estão disponíveis para dar suporte às operações de negócios e à tomada de decisões são diferentes de tudo que já tivemos.

Construir uma base de dados é fundamental para colher seus benefícios. O gerenciamento de dados não apenas em termos da infraestrutura principal de dados, mas também com foco na qualidade, segurança, finalidade permissível e acesso granular é fundamental.

 

Foco na ética digital

Com a pegada em expansão da inteligência ambiente, vem o risco associado de violações de segurança, desvios de modelo, viés não intencional e uso antiético. À medida que os casos de uso de IA se expandem e proliferam e grandes quantidades de dados são coletados e gerenciados centralmente, isso abre a possibilidade de violações de segurança.

Os desvios de modelo acontecem quando os modelos de IA, conforme eles se ajustam com novos dados, acabam se desviando para resultados de menor precisão. Se não for projetado propositadamente, o viés pode ser introduzido involuntariamente nos sistemas de IA. O uso da IA ​​deve ser supervisionado para garantir que seja usado de forma ética.

A ética digital deve ser incluída antecipadamente no design e na arquitetura do sistema. Adicioná-lo como uma reflexão tardia não é uma abordagem abrangente e deixa muito espaço para exposição prejudicial. Rearquitetar a ética, no final, pode ser um exercício dispendioso e inútil.

A longo prazo, as empresas que constroem e obtêm sucesso com sistemas de IA industrializados não chegarão lá por acaso, mas concentrando-se na construção de ética digital e governança em suas plataformas desde o início. Muitas organizações provavelmente terão um diretor de ética ou subcomitês de ética em nível de diretoria em um futuro próximo.

 

A gestão da mudança e a cultura são a chave para o sucesso

Com a IA, estamos conduzindo pivôs de negócios, não apenas aumentando a eficiência ou reduzindo custos.

A própria tecnologia de IA não é difícil de implementar. O que é desafiador é a integração, contextualização, governança e adoção significativas necessárias para o sucesso.

Os melhores projetos de IA em produção exigem um processo cuidadoso de reformulação da imagem do negócio, integração perfeita em processos upstream e downstream, uma mudança fundamental na maneira como trabalhamos e na adoção da tecnologia do usuário. Isso requer uma cultura empresarial de mudança, aprendizado e agilidade.

No final, a cultura separará os vencedores dos perdedores na implantação da IA.

 

Aproveitar a IA beneficia a todos

A industrialização e a automação mudaram a forma como trabalhamos e vivemos. A oportunidade com a IA é ir além das restrições da automação baseada em regras predefinidas e já conhecidas. Ao fazermos isso, a IA interromperá negócios inteiros e novos modelos de negócios surgirão. A IA se tornará essencial para oferecer negócios sustentáveis ​​e vantagens duráveis.

Seguindo essas cinco práticas recomendadas, as empresas podem iniciar sua jornada para se beneficiar totalmente da promessa da IA.

 

Conclusão

A inteligência artificial, como o Chat GPT, está em uma nova fase, com a capacidade de usar texto para escrever narrativas e criar arte automaticamente. Essas novas aplicações de IA em coautoria, redação de artigos e criação de comerciais já estão sendo usadas em diversos setores, transformando a forma como vivemos e trabalhamos.

Para aproveitar ao máximo esses recursos emergentes de IA em sua empresa, é preciso seguir algumas práticas recomendadas, como começar com a pergunta, planejar a transformação baseada em IA para ser diferente da automação, criar uma base de dados, focar na ética digital e integrar a força de trabalho em processos upstream e downstream.

Se você deseja saber mais sobre como utilizar o Chat GPT e outras inteligências artificiais em seu negócio, convidamos você a ler nosso artigo sobre os melhores cursos disponíveis na plataforma Hotmart. Aproveite essa oportunidade para se aprimorar e alavancar sua empresa no mundo da IA.

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Janderson de Sales

Sou um Especialista WordPress, com formação em Tecnologia da Informação e Professor de Física pela Universidade Federal de Rondônia. Trabalho com produção de conteúdo para blogs, desenvolvimento e manutenção de sites WordPress, e sou um entusiasta de tecnologias de inteligência artificial. Tenho conhecimento em produção de imagens de alta qualidade em plataformas de IAs generativas de imagens e possuo habilidades em SEO e desenvolvimento web. Estou comprometido em oferecer soluções inovadoras e eficazes para atender às necessidades do mercado digital.
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