O LinkedIn, de propriedade da Microsoft Corp., tornou-se a plataforma mais recente a abraçar o recente boom da IA, anunciando hoje que começou a “alavancar os modelos OpenAI GPT mais avançados”.
Isso não é surpresa, já que a Microsoft investiu pesadamente no OpenAI LP. O LinkedIn, é claro, usa inteligência artificial de uma forma ou de outra há muito tempo, mas agora quer oferecer a seus 134,5 milhões de usuários mensais ativos e 900 milhões de membros a experiência do ChatGPT para ajudá-los a colocar palavras em frases coerentes. O LinkedIn promete que isso vai “desbloquear oportunidades e eleve sua carreira.”
A empresa disse hoje que há 15 anos automatiza processos que funcionam como um “matchmaker” para ajudar as pessoas a se conectarem. Agora, com o GPT 4 a bordo, os usuários podem deixar a IA escanear seus perfis e criar um texto atraente para a seção “sobre” enquanto cria um “título” de destaque.
Uma das primeiras dúvidas que vem à mente é que um semi-analfabeto pode se apresentar como um escritor competente ou que os perfis podem começar a soar genéricos. O LinkedIn acrescentou que, embora a IA faça o “trabalho pesado” que “economiza tempo e energia”, a parte de personalização ainda é importante.
A empresa diz que esse recurso está sendo lançado hoje, mas apenas para usuários premium que são “alguns dos membros mais ativos do LinkedIn”. Esses primeiros usuários fornecerão feedback para que a experiência “evolua”.
Embora esse recurso aproveite o GPT 4, o LinkedIn usará o GPT 3.5 para ajudar empresas e pessoas que procuram contratar talentos para redigir descrições de cargos. O LinkedIn diz que tudo o que as pessoas precisam fazer é fornecer algumas informações básicas sobre sua empresa e o trabalho que estão postando, e a IA fará o resto – novamente, com a suposição de que a pessoa editará a descrição ao seu gosto.
O LinkedIn diz que também está ajudando seus usuários a “ficar à frente” no que diz respeito à explosão da IA. Ele publicará cerca de 100 cursos de aprendizado de IA até meados deste ano, ajudando pessoas que talvez tenham deixado a tecnologia passar. Os cursos, gratuitos para todos que possuem uma conta no LinkedIn, incluirão “O que é Generative AI”, “Introdução a Engenharia de Prompt para Generative AI” e “Introdução para conversação com AI”.
Caso você não queira aguardar a publicação destes cursos pela LinkedIn, ou não tenha habilidades para ler conteúdos em inglês, não deixe de aprender mais sobre essas novas tecnologias de IA. Veja nossa lista dos melhores cursos de Chat GPT disponíveis na plataforma Hotmart.