Be My Eyes, uma startup dinamarquesa, integrou o modelo de IA da OpenAI em um novo recurso para pessoas cegas ou com baixa visão. Chamada de “Virtual Volunteer”, a ferramenta de reconhecimento de objetos pode responder a perguntas sobre qualquer imagem enviada.
Imagine, por exemplo, que um usuário está com fome. Eles podem simplesmente fotografar um ingrediente e solicitar receitas relacionadas. Se preferirem comer fora, podem tirar uma foto de um mapa e obter instruções para chegar a um restaurante. Na chegada, eles podem tirar uma foto do cardápio e ouvir as opções. Se eles quiserem queimar as calorias adicionadas em uma academia, podem usar a câmera do smartphone para encontrar uma esteira.
“Sei que estamos no meio de um ciclo de hype de IA no momento, mas vários de nossos testadores beta usaram a frase ‘mudança de vida’ ao descrever o produto”, disse Mike Buckley, CEO da By My Eyes.
“Isso tem a chance de ser transformador ao capacitar a comunidade com recursos sem precedentes para navegar melhor em ambientes físicos, atender às necessidades cotidianas e obter mais independência”.
O que é a Startup Be My Eyes?
Be My Eyes é uma startup dinamarquesa que tem como objetivo tornar o mundo mais acessível para pessoas cegas ou com visão limitada. A startup foi fundada em 2012 por Hans Jørgen Wiberg, um artesão de móveis que é deficiente visual. Ele teve a ideia de criar um aplicativo que conectasse pessoas cegas ou com visão limitada com voluntários que pudessem ver, através de uma chamada de vídeo ao vivo, para ajudá-las em tarefas cotidianas .
O aplicativo Be My Eyes foi lançado em janeiro de 2015 para iOS e em outubro de 2017 para Android. Desde então, o aplicativo já conta com mais de 6 milhões de voluntários e mais de 300 mil usuários cegos ou com visão limitada em mais de 180 línguas. O aplicativo é gratuito e funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. Os usuários podem solicitar ajuda para qualquer coisa que precise ser enxergada, como ler rótulos, combinar cores, identificar objetos ou se orientar em um ambiente novo.
Em fevereiro de 2018, a startup lançou o recurso Ajuda Especializada, que permite aos usuários se conectarem com representantes oficiais de empresas parceiras para receberem suporte acessível e eficiente. A primeira empresa parceira foi a Microsoft, mas atualmente há outras empresas como Google, L’Oréal e Airbnb que oferecem seus serviços pelo Be My Eyes. Além disso, a startup oferece outras soluções corporativas como Be My Eyes for Work, Voluntariado Corporativo, Be My Eyes Experiences e Be My Eyes Careers.
Be My Eyes é considerado um dos aplicativos mais inovadores e sociais do mundo. Ele já recebeu vários prêmios e reconhecimentos como Google Play Best Apps of 2017 nas categorias “Mais Inovador”, “Melhor Auxiliar Diário” e “Melhor Joia Escondida”, Google Play Award 2018 na categoria “Melhor Acessibilidade” e Apple Design Award 2021 na categoria “Impacto Social”. A startup também tem uma parceria com a OpenAI desde março de 2023 para usar a inteligência artificial para melhorar a experiência dos usuários do Be My Eyes.
Como se deu a integração do Aplicativo da Be My Eyes ao GPT 4?
Voluntário Virtual aproveita uma atualização para o software da OpenAI. Ao contrário das iterações anteriores dos modelos alardeados pela empresa, o GPT 4 é multimodal, o que significa que pode analisar imagens e texto como entradas.
Be My Eyes aproveitou a chance para testar a nova funcionalidade. Embora os sistemas de texto para imagem não sejam novidade, a startup nunca havia se convencido anteriormente sobre o desempenho do software.
“Desde muitos erros até a incapacidade de conversar, as ferramentas disponíveis no mercado não foram equipadas para resolver muitas das necessidades de nossa comunidade”, diz Buckley. “O reconhecimento de imagem oferecido pelo GPT 4 é superior, e as camadas analíticas e de conversação alimentadas pelo OpenAI aumentam exponencialmente o valor e a utilidade.”
Anteriormente, Be My Eyes apoiava usuários exclusivamente com voluntários humanos. De acordo com a OpenAI, o novo recurso pode gerar o mesmo nível de contexto e compreensão. Mas se o usuário não obtiver uma boa resposta ou simplesmente preferir uma conexão humana, ele ainda poderá chamar um voluntário.
A primeira versão do aplicativo gratuito foi lançada em 2015, com o objetivo de proporcionar uma vida mais independente para os 253 milhões de cegos ou com baixa visão. Crédito: Be My Eyes
Apesar dos resultados iniciais promissores, Buckley insiste que o serviço gratuito será lançado com cautela. Os testadores beta e mais comunidade desempenhará um papel central na determinação deste processo.
Por fim, Buckley acredita que a plataforma fornecerá aos usuários suporte e oportunidades. Be My Eyes também logo ajudará as empresas a atender melhor seus clientes, priorizando a acessibilidade.
“É seguro dizer que a tecnologia pode dar às pessoas cegas ou com baixa visão não apenas mais poder, mas também uma plataforma para a comunidade compartilhar ainda mais seus talentos com o resto do mundo”, diz Buckley. “Para mim, essa é uma possibilidade incrivelmente atraente.”
Conclusão
Com a nova atualização, os usuários agora podem ter mais independência para atender às suas necessidades cotidianas, como encontrar receitas relacionadas a um ingrediente fotografado, obter instruções para chegar a um restaurante, entre outros. Embora o novo recurso tenha resultados iniciais promissores, a Be My Eyes continua comprometida em fornecer ajuda humana para seus usuários, caso eles prefiram. Essa iniciativa é um exemplo claro de como a tecnologia pode ser usada para melhorar a vida das pessoas com deficiência visual e promover maior inclusão social.
Não deixe de acompanhar as novidades das novas tecnologias que estão surgindo com as IA’s generativas. Assina nosso newsletter para receber uma notificação quando novas postagens forem realizadas em nosso site. Também recomendo muito se aprofundar nesse universo das IA’s generativas. Faça um curso, leia bastante sobre. Para tanto, não deixe de conferir nossa lista dos melhores cursos de Chat GPT disponíveis na plataforma Hotmart.