O que você precisa saber sobre artes geradas por Inteligência Artificial

artes geradas por Inteligência Artificial

As artes geradas por Inteligência Artificial são uma realidade há muitos anos, mas só recentemente se tornou popular. No mercado, as plataformas de criação de arte por IA são consideradas uma das modalidades do conteúdo gerado por IA. O DALL-E 2 é um tipo de plataforma de AIGC que cria imagens de qualidade semelhante àquelas produzidas por artistas humanos.

Para usar o DALL-E 2, basta inserir palavras-chave nos parâmetros das máquinas, o que o torna fácil de usar e tem se traduzido em grandes negócios. De acordo com a InsightSLICE, o mercado global de AIGC atingirá a marca de US$ 38,2 bilhões até 2030.

No início de 2022, uma série de algoritmos baseados em IA foram apresentados, dando aos usuários de todos os níveis de habilidade o poder de gerar imagens a partir de uma linha de texto. Esses programas têm crescido constantemente em número e complexidade, atendendo a uma demanda incansável do usuário por uma variedade mais ampla de estilos artísticos e tipos de conteúdo.

Por exemplo, os usuários do Estúdio NightCafe geraram mais de 75 milhões de imagens, enquanto os usuários do DALL-E 2 estão gerando mais de 2 milhões de imagens diariamente. No entanto, o que esses números não revelam é para onde a indústria está caminhando.

 

O estado da indústria de artes geradas por Inteligência Artificial

Antes de olharmos para o futuro, é interessante olharmos para o passado para ver o quanto a indústria evoluiu em apenas alguns anos. Na indústria de 2019, havia apenas quatro ou cinco geradores de arte de IA. Naquela época, os únicos algoritmos de arte de IA eram “deep dream”, que fazia as imagens parecerem ter narizes de cachorro por toda a parte, e “neural style transfer”, que copiava o estilo de uma imagem e o transferia para outra.

Com o lançamento dos algoritmos de conversão de texto em imagem no início de 2021, começando com o anúncio do DALL-E, surgiram mais alguns geradores de arte de IA. A indústria começou a se expandir rapidamente em 2022 e explodiu quando o Stability AI lançou “Stable Diffusionl” como código aberto.

Atualmente, existem muitos geradores de arte de IA que nem consigo acompanhar. Agora, é fácil criar um novo gerador de arte de IA como um projeto paralelo, então existem centenas deles. Ao mesmo tempo, grandes players como Microsoft, Canva e outros estão adicionando geração de texto para imagem em suas plataformas e aplicativos.

 

Para onde está indo a indústria de artes geradas por Inteligência Artificial?

A AIGC e, mais especificamente, a geração de imagens de IA como uma indústria, ainda é extremamente jovem. Os grandes players geralmente têm menos de um ano de idade, e os grandes nomes que adotaram a geração de imagens em seus serviços o fizeram apenas no último mês.

Mas hoje estamos chegando ao ponto em que a IA será boa o suficiente para ser usada em videogames. Artistas conceituais e tradicionais já estão usando a geração de imagens de IA como inspiração e até incorporando os resultados em suas obras de arte.

No entanto, a arte gerada por IA pode ser vítima de seu próprio sucesso. O progresso na tecnologia está avançando tão rapidamente que as saídas são quase perfeitas. Quando isso acontecer, os algoritmos e modelos se tornarão comoditizados e os vencedores serão definidos menos por seus modelos de IA e mais pela tecnologia e experiências do usuário que eles constroem em torno desses modelos. Isso significa que a indústria, em sua forma atual, pode deixar de existir.

Os geradores de imagens AI podem ser apenas uma função de plataformas e aplicativos maiores. Ainda pode haver alguns aplicativos poderosos e especializados de geração de imagem e/ou vídeo com IA para profissionais, ou talvez todos acabem como recursos de ferramentas existentes, como Photoshop e Final Cut. Canva e Jasper já estão mergulhando no espaço, e posso ver um dia em que Salesforce, Hubspot e até software de proposta como PandaDoc poderão incluir a criação de arte gerada por IA.

E assim que a geração de imagens for resolvida, as pessoas inteligentes que trabalham na tecnologia passarão para outras modalidades, como áudio, vídeo, escrita ou outros problemas.

 

Hobbyists e criadores permanecerão leais

Mesmo após a AIGC se entrelaçar com sistemas como CRMs, plataformas de automação de marketing e ferramentas de desenvolvimento da Web, os amadores de arte de IA, que apenas criam arte por diversão ou autoterapia, ainda existirão.

Os criadores continuarão a monetizar seu tempo utilizando plataformas de arte gerada por IA, vendendo seus trabalhos como coleções NFT, impressões para serviço de impressão sob demanda, fotografia de estoque ou até mesmo em plataformas de talentos como Fiverr e Upwork. Outros continuarão a usar a geração de imagens de IA para economizar dinheiro em coisas como capas de livros ou álbuns ou no lugar de fotos em um artigo de blog.

Mas, o caso de uso mais negligenciado são as pessoas que simplesmente usam geradores de arte de IA para se divertir ou para relaxar. Muitas pessoas adoram criar arte com IA. Muitas vezes recebemos feedback de que a arte da IA arranhou uma coceira criativa que as pessoas não sabiam que tinham.

Também ouvimos frequentemente que as pessoas o usam religiosamente como uma forma de relaxar e desestressar ou esquecer o mundo exterior por um tempo. Para um subconjunto da população, a arte da IA desencadeia uma dose de dopamina e um sentimento de orgulho e realização que as pessoas simplesmente não conseguiam ter antes.

 

Conclusão

Para muitos de nós na indústria, o problema que estamos resolvendo é como democratizar a arte e outros serviços criativos. E acredito que fizemos progresso. Desde a descoberta da arte da IA, ela se tornou o hobby número um de muitas pessoas e elas o fazem todos os dias.

Antes da IA, aprender a criar belas artes exigia milhares de horas de prática. Com a IA, o mesmo sentimento de orgulho e realização pode ser alcançado em apenas alguns minutos. Sejam novos usuários digitando algumas palavras e escolhendo um estilo predefinido ou usuários proficientes ajustando uma ampla variedade de configurações e experimentando novos algoritmos, as pessoas têm orgulho.

Sumário

Picture of Janderson de Sales

Janderson de Sales

Sou um Especialista WordPress, com formação em Tecnologia da Informação. Trabalho com produção de conteúdo para blogs, desenvolvimento e manutenção de sites WordPress, e sou um entusiasta de tecnologias de inteligência artificial. Tenho conhecimento em produção de imagens de alta qualidade em plataformas de IAs generativas de imagens e possuo habilidades em SEO e desenvolvimento web. Estou comprometido em oferecer soluções inovadoras e eficazes para atender às necessidades do mercado digital.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários