Inteligência Artificial está prestes a se tornar onipresente

A Inteligência Artificial (IA) está prestes a se tornar onipresente

Você se recorda quando os drones foram lançados no mercado comercial? Houve muita especulação sobre as implicações de privacidade, algumas pessoas voando-os sobre propriedades alheias e violando a privacidade das pessoas.

Hoje em dia, os drones são um elemento comum da sociedade moderna e não estão indo a parte alguma tão cedo. Eles estão sendo usados não só forças armadas ao redor do mundo, mas também em operações de busca e salvamento, fotografia, segurança, entre outras aplicações. Durante a pandemia de Covid-19, a polícia de Baltimore até considerou usá-los para fazer cumprir o distanciamento social.

 

Mas agora, temos a IA no radar.

No momento, estamos no mesmo ponto em que estávamos quando os drones foram lançados – teorizando sobre os possíveis medos, custos e o que tudo isso pode significar. Entretanto, assim como os drones, a IA também se tornará popular e comum.Então, como será o mundo quando isso acontecer?

 

A IA pessoal será a próxima tendência

Num futuro próximo, teremos assistentes pessoais com IA tão comuns quanto smartphones. Você poderá migrar para outro país e ainda assim terá um assistente pessoal na palma da mão. Acredito que teremos assistentes como J.A.R.V.I.S. do Homem de Ferro, ou como no filme “Eu, Robô” e “Ron deu errado” (o melhor filme no estilo Pixar dos últimos dez anos).

A IA estará presente em todo o lugar

Todos terão seus próprios assistentes pessoais super eficientes. Entretenimento, organização, orientação e aprendizagem – tudo será simplificado e mais produtivo.

No campo científico, veremos incríveis descobertas em um futuro próximo. Imagine uma IA que dedicaria toda sua energia, 24 horas por dia, 7 dias por semana, solucionando um único problema, sem nunca cansar ou precisar mudar de cenário ou tirar férias. Imaginem algo que possa realizar cálculos incrivelmente rápidos para encontrar uma solução viável para um gene defeituoso a 85% de sucesso. Teríamos uma situação como a de “Transcendence”, em que a IA seria usada para pesquisas em química, epigenética, epidemiologia, física, astronomia, matemática, engenharia e farmacêutica. A IA também seria usada para estudar a si própria, resultando na evolução de avanços na robótica, codificação e IA.

Os militares serão obrigados a adotar a IA para não perderem guerra para os inimigos que já possuem generais e especialistas em logística. Os militares utilizarão a IA para planejar onde posicionar suas tropas, avaliando a probabilidade de sucesso em diferentes operações e estimando a quantidade de munição necessária para cada área.

Os países estarão cada vez mais vigilantes, utilizando câmeras, sensores, torres de celular, unidades de GPS, satélites, microfones e todos os outros equipamentos conectados à Internet – tudo isso alimentará os dados para uma IA que atualizará informações em tempo real sobre tudo o que está acontecendo.

 

IA x IA na mídia

No mundo da ficção, filmes como “Relatório Minoritário”, “Olho de Águia” e “O Cavaleiro das Trevas” exploram as implicações da IA. No filme “Ron Deu Errado”, todos os dados gerados pela IA pessoal de cada criança foram coletados e vendidos, levantando a questão da privacidade. Quando o assunto é IA militar, a série “Pessoa de Interesse” trata bem do tema. Acredito que teremos IAs engajadas em ciberataques, avaliando qual IA aprende mais rapidamente, qual melhor monitora o código e passa pelos protocolos de contenção mais rapidamente. Ver tais IAs em ação no mundo real através de ataques é uma possibilidade concreta. Lembre-se que a primeira coisa que o ChaosGPT tentou fazer foi fontes de armas nucleares. Em um futuro próximo, uma batalha entre IAs do tipo é possível.

 

Conclusão

Não é possível prever o futuro, mas é possível analisar o presente e deduzir que a IA é o futuro. O que você acha disso tudo? A IA será utilizada em todos os setores, ou ainda será restrita? Você é a favor ou contra? Compartilhe sua opinião nos comentários.

 

Sumário

Picture of Janderson de Sales

Janderson de Sales

Sou um Especialista WordPress, com formação em Tecnologia da Informação. Trabalho com produção de conteúdo para blogs, desenvolvimento e manutenção de sites WordPress, e sou um entusiasta de tecnologias de inteligência artificial. Tenho conhecimento em produção de imagens de alta qualidade em plataformas de IAs generativas de imagens e possuo habilidades em SEO e desenvolvimento web. Estou comprometido em oferecer soluções inovadoras e eficazes para atender às necessidades do mercado digital.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários